28/03/2018 13:55:32
Educação
Ginásios de escolas fomentam prática esportiva e atividades culturais
Medida promove maior aproximação e fortalece vínculo entre escola e comunidade
Foto: Valdir Rocha

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), trabalha desde 2015 para o avanço dos estudantes da rede estadual de ensino, promovendo melhorias na estrutura física e educacional das escolas. Na área do esporte, 68 ginásios poliesportivos foram construídos e mais 35 estão previstos para este ano.

 

 

 

Além do incentivo à prática esportiva, os equipamentos dão lugar a mostras científicas, atividades pedagógicas e apresentações culturais. Porém, os benefícios vão além da comunidade escolar. Fora do horário das aulas, as escolas da rede estadual de ensino podem ceder os ginásios para a população realizar eventos religiosos, praticar de esporte e atividades culturais.

 

 

 

É o caso Escola Estadual de Ensino Integral Marcos Antônio Cavalcanti, no Benedito Bentes. Todas as noites e nos finais de semana, o espaço poliesportivo é cedido à comunidade que mora nos arredores da escola.

 

 

Nas noites de quinta-feira, o grupo comando pelo motoboy Erinaldo José Nunes utiliza o espaço para um “racha” entre amigos. O grupo de moradores do Benedito Bentes conta com jogadores de todas as idades e até pais de alunos da escola. Segundo Erinaldo José, antes da construção do ginásio eles pagavam R$ 65 por jogo em quadras particulares sem estrutura e segurança.

 

 

 

“Pagávamos muito caro, hoje o que temos que fazer é contribuir com a limpeza da escola e temos segurança e boa iluminação. Mudou o jeito que comunidade se relaciona com o espaço escolar. Eles têm preocupação e ficam atentos se alguém tentar depreciar ou vandalizar a escola. Além de tudo, ela é referência na região, minha filha estuda aqui e só tenho coisas positivas para falar”, avaliou Erinaldo.

 

 

Para a diretora-adjunta da Escola Marcos Antônio, Rosângela Rodrigues, a interação do espaço escolar com a comunidade gera um sentimento de pertencimento por parte dos moradores e benefícios para escola. “A escola não pode ser um ambiente fechado. Precisa pertencer também a quem mora próximo. Dessa forma, podemos contar com todos para cuidar dela melhor”, afirma a docente.

 

 

Documentação

 

As escolas da rede estadual que desejam compartilhar ou população que deseje utilizar o espaço escolar precisa procurar a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e requisitar o processo de solicitação de espaço.

 

 

 

 

Antes e depois

 

O ginásio da Escola Estadual Deputado Rubens Canuto, também no Benedito Bentes, foi inaugurado no começo do mês passado e já vem gerando frutos para a comunidade. Isso porque a quadrilha Amanhecer do Sertão - que ensaiava há anos no pátio da escola de um jeito improvisado - agora pode contar com espaço mais amplo e bem iluminado.

 

 

 

O presidente da quadrilha, Diogo Santos, ressalta que iniciativas como essa são essenciais para manutenção da cultura. “É muito importante esta parceria, pois existem localidades que são desprovidas de áreas de lazer como praças e campos de futebol”, disse.

 

 

 

Atividades realizadas no ginásio da Escola Rubens Canuto estimularam também os próprios estudantes a se juntarem aos grupos culturais. É caso do Coco de Roda Arco-íris. “Minha família só permitiu que entrasse para o coco de roda porque os ensaios são onde estudo. Faz toda diferença para eles e ainda é perto. É ótimo que espaços sejam abertos, o coco precisa se popularizar e crescer”, afirma a estudante do 8°ano Iris Silva.

 

 

Fonte: Agência Alagoas

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.