02/08/2016 18:00:31
Educação
Secretaria da Educação e instituições parceiras promovem Agosto Verde
Durante todo o mês, atividades voltadas à inclusão serão realizadas, na capital e interior, marcando a XX Semana da Pessoa com Deficiência
Valdir RochaAções visam à promoção e a garantia dos direitos às pessoas com deficiência
Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove de 21 a 28 de agosto, a Semana da Pessoa com Deficiência. Nesta vigésima edição, o evento ganhou mais parceiros, mais ações e também mais dias, comemorando pela primeira vez o Agosto Verde, com um mês inteiro de atividades na capital e interior do Estado, voltado às pessoas com deficiências.



Com o tema ‘Justiça Social é: #Inclusão’, a programação inclui seminários municipais e estadual, publicações, trilha ecológica, caminhada na orla, comemoração dos aniversários dos principais centros estaduais de atendimento às pessoas com deficiência, cinema da inclusão, exposição em shopping, além do baile da inclusão e participação na festa da padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres.



Semana Especial



O marco de abertura da Semana da Pessoa com Deficiência acontecerá no domingo dia 21, às 8h, com uma caminhada e atividades culturais na orla da capital. Na segunda-feira (22), serão comemorados os 10 anos do Centro de Atendimento à Surdez Professora Joelina Cerqueira (CAS); Dia 23, acontece o Seminário Estadual, no Centro de Formação Ib Gatto Falcão, no Cepa, para os profissionais da Educação.



Na quarta-feira (24), será lançado o Guia de Orientação da Educação Especial, pela Semed Maceió, na Escola Superior de Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) e comemoração dos 22 anos do Centro Especializado Wandette de Castro.



Na quinta-feira (25), será a vez do Centro Cyro Acyoli comemorar os seus 40 anos. A sexta-feira também terá duas ações: o seminário de divulgação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), em Rio Largo, e o Baile da Inclusão, a partir das 16h, no Iate Clube Pajuçara. E no sábado (27), estande no 1º piso do Shopping Maceió, no bairro de Mangabeiras.



A supervisora de educação especial da Seduc, Ana Paula Narciso, comemora esta expansão das ações para o interior, declarando como um diferencial e um avanço, informando que pelo menos trinta municípios já confirmaram adesão.



“Todas as ações visam à promoção e a garantia dos direitos às pessoas com deficiência. Com o apoio das secretarias e instituições parceiras, gerências regionais e municípios, realizaremos uma grande mobilização em todo o Estado, iniciando nesta terça-feira (2), em Campo Alegre. E a programação ainda está aberta a novas adesões”, destacou Ana Paula.



A supervisora explicou que escolha da cor verde faz alusão à natureza, à esperança e à vida, aprovada pelo Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, que inclui diversas secretarias de Estado e municipais, como a da Saúde, da Assistência e Desenvolvimento Social, da Mulher e dos Direitos Humanos, além das Superintendências Regional do Trabalho e Emprego de Alagoas e de Política dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entre outras entidades também participarão das comemorações.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2025. Todos os direitos reservados.