Seja por meio de parcerias, disciplinas eletivas, ou por iniciativa própria, as escolas da rede estadual têm adquirido e ensinado hábitos mais saudáveis e integrado os alunos em suas atividades, fortalecendo o protagonismo juvenil. Um exemplo disto é que 60 unidades de ensino pertencentes à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já possuem horta escolar.
Distribuídos entre as 13 Gerências Regionais de Educação (Geres), os estudantes têm aprendido a cuidar do solo, do plantio, e a readequar suas alimentações, utilizando mais verduras e legumes.
Na Escola Estadual Campos Teixeira, na Ponta da Terra, os 680 estudantes já se acostumaram com a horta de alface, pimentão, tomate, rúcula, manjericão, orégano, cebolinha, coentro, hortelã e quiabo próxima ao pátio principal da unidade.
Integração
O diretor escolar Marcos Antonio Alves de Lima conta que o projeto iniciou em 2017 e que os vegetais são utilizados na merenda escolar. A horta permite atividades integradas com os professores de Língua Portuguesa, Biologia e Ciências Sociais.
“A escola tem 680 estudantes distribuídos entre o ensino fundamental II, médio e EJA [Educação de Jovens e Adultos]. Aproveitamos uma área descoberta, que tinha areia, para fazer a plantação. Aproveitamos o espaço e a energia dos estudantes, e ainda conseguimos integrar as atividades com três disciplinas”, afirma Lima.
A professora de Língua Portuguesa, Tânia Alves Ferreira, classifica a atividade como extremamente importante e conta que a horta tem despertado o interesse dos jovens. “A integração está fazendo os estudantes gostarem mais de Português. Eles aprendem palavras novas, a nomenclatura científica e popular de cada planta, além de se divertirem bastante”, diz.
Maria Pala Moraes Batista, aluna do 6º ano do ensino fundamental, aprova a iniciativa. “Toda escola deveria ter uma horta. Além de deixar a escola mais bonita, incentiva a gente a cuidar do meio ambiente”, relata.
Mudança de Hábitos
Na Escola Estadual Profº Edmilson de Vasconcelos Pontes, no bairro do Farol, a horta ajudou os jovens a mudarem os hábitos alimentares. Com couve, tomate, pimentão, salsinha, manjericão, rabanete, alfaces, erva-doce, erva cidreira, camomila e hortelã, o pátio ficou mais verde e cheio de vida, recebendo a atenção e os cuidados de quem passa por lá.
Maria Rayane de Souza Silva, estudante do 7º ano, diz que antes não tinha o hábito de comer verduras e frutas. Atualmente, a jovem, de apenas 13 anos, é quem leva o costume de uma melhor alimentação para casa.
“Não gostava de comer coisas saudáveis, apesar da insistência dos meus pais. Hoje em dia eu troco um salgadinho por tomate, e biscoito por maçã, que é a fruta que eu mais gosto. Agora até meus pais estão com hábitos mais saudáveis e comendo mais verduras em casa”, afirma Maria Rayane.
Primeiros passos
A Escola Estadual Drª Eunice de Lemos Campos, no Benedito Bentes, passou a integrar o Programa Alagoano de Ensino Integral em 2018. Além do período integral, trouxe outra novidade para os alunos: disciplinas eletivas. Entre elas estão a de Horta Escolar.
Com 1.300 jovens matriculados, sendo 219 do ensino integral, 50 delas cuidam com carinho de um canto especial, onde da terra brota-se mais cor e cheiros. A professora de Biologia responsável pela disciplina eletiva, Marciana Ralf, explica que os alimentos já colhidos estão sendo utilizados na merenda escolar.
Fonte: Agência Alagoas
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