O prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (27) que está prevista, para o final de maio, a primeira viagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até a nova estação de Jaraguá. Nesta manhã, autoridades vistoriaram o andamento das obras.
A viagem terá caráter experimental, de acordo com a prefeitura. O VLT só deve ser aberto ao público entre os meses de junho e julho.
A expectativa é que o VLT siga, inicialmente, de Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo, até o bairro histórico de Jaraguá. No entanto, está em fase de elaboração de projeto uma nova expansão até o Maceió Shopping, no bairro de Mangabeiras, em Maceió.
Após a conclusão do projeto, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) dará início à fase de licitação e posterior execução da obra. Não existe um prazo definido para o início da expansão, segundo a prefeitura.
Os recursos para as obras de expansão foram garantidos pelo senador Benedito de Lira (PP) e referendados pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa. "Essa obra vem para melhorar a vida dos usuários do transporte e vai evitar que muitos saiam de casa nos seus próprios veículos e usem o VLT, que tem uma tarifa bem menor", afirmou Rui.
De acordo com o ministro Maurício Quintella, na estação que está sendo erguida serão construídos um museu de história ferroviária e uma oficina para manutenção.
O senador Biu de Lira disse que o VLT vai beneficiar cerca de 230 mil pessoas por mês assim que as obras estiverem concluídas.
Fonte: Gazetaweb
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308