27/08/2016 10:00:28
Justiça
Alagoas cadastra 100% dos socioeducandos no Sipia/Sinase
Ação visa gerar dados para fortalecer as ações voltadas para garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes
Foto: Ascom/SeprevAção irá auxiliar o Estado na implementação das medidas socioeducativas e ampliar a capacidades de atenção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes
Agência Alagoas

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), finalizou, nesta semana, o cadastramento de todos os adolescentes das Unidades de Internação e Semiliberdade no Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas (Sipia/Sinase).



A ação integra o acordo com o Observatório Nacional de Medida Socioeducativa para implantação do sistema em Alagoas. Após a meta ser estabelecida, foi criada uma rotina de cadastro dos socioeducandos já durante a primeira triagem.



Segundo o administrador do Sipia/Sinase em Alagoas, Marcellus Marcato, técnicos de quatro unidades trabalharam a inserção dos jovens no sistema, informando dados sociais, psicológicos e jurídicos. “Tal ação fez com que 100% de nossas unidades estejam com os dados dos adolescentes inseridos no Sipia e que eles estejam já vinculados à unidade e suas respectivas medidas”, completou.



Para a superintendente da Sumese, Denise Paranhos, com a finalização do cadastro dos adolescentes, a instituição poderá contar com as informações para auxiliar na implementação das medidas socioeducativas no Estado.



“Assim, poderemos ampliar a capacidades de atenção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, possibilitando o fortalecimento das nossas ações”, disse a superintendente.



O sistema cumpre o papel de ser ferramenta de integração entre as instituições executoras de medidas socioeducativas, Ministério Público, Varas da Infância e da Juventude, Creas e demais órgãos das esferas municipal, estadual e federal.



A finalização do cadastro dos adolescentes que se encontram em cumprimento de medidas socioeducativas chamou a atenção da coordenação geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).



“Parabenizo Alagoas por estes primeiros resultados, que ajudarão a consolidar o sistema como ferramenta cotidiana dos profissionais que atua no socioeducativo”, enfatizou Juliana Moura, coordenadora geral da Sinase.



O Sistema Nacional de Atendimentos Socioeducativo integra a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Justiça e Cidadania.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2025. Todos os direitos reservados.