28/12/2017 12:15:31
Meio Ambiente
IMA/AL e Algás assinam convênio para análise de odor do gás natural
As equipes dos dois órgãos firmaram a parceria que garantirá compra de equipamentos específicos e trabalhos técnicos
Foto: IMA/ALIMA/AL e Algás assinam convênio para análise de odor do gás natural

 Para estabelecer as condições para análises da concentração de odor do gás natural, também chamado de COG, foi assinado, na manhã dessa quarta-feira (27), um convênio entre o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e a Gás de Alagoas S.A. (Algás). O trabalho conjunto envolve técnicos especializados e a aquisição de equipamentos específicos.

Na prática a Algás deverá fornecer equipamentos que serão utilizados na análise do COG; a reforma de área específica do laboratório que deverá receber o equipamento; instalação dos instrumentos necessários; coleta de amostras semanais de gás natural; fornecimento dos fluídos necessários à calibração e aferição do equipamento; entre outras.

Já ao IMA/AL caberá realizar a análise diária das amostras coletadas; emitir um relatório com os resultados; manter a qualidade dos procedimentos de análises e o trabalho técnico de execução e manutenção periódica no equipamento.

“O processo de compra dos equipamentos já foi iniciado, em um prazo de 150 dias teremos tudo instalado e em condições de operar, contando nesse prazo de um período de 30 dias de operação assistida”, comentou Flávio Barros, diretor técnico comercial da Algás.

O Convênio foi assinado pelos diretores presidentes do IMA/AL e da Algás, Gustavo Lopes e Arnóbio Cavalcante, respectivamente. Além do gerente de Laboratório do órgão ambiental, Manuel Messias, e do Gerente Jurídico do Gás de Alagoas, Antônio Carlos Dória.

O prazo de vigência do trabalho conjunto é de dois anos, podendo ser prorrogado. “Esse é mais um avanço para nosso laboratório que vem sendo estruturado para garantir, cada vez mais, a qualidade dos serviços oferecidos à população. Além disso, essa não é nossa primeira parceria com a Algás e acredito que ainda poderemos construir outras”.

A próxima etapa será a publicação do extrato do documento assinado para a validação formal do Convênio.

Fonte: IMA/AL

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.