A aliança antijihadista apoiada pelos Estados Unidos afirmou nesta terça-feira (17) que retomou o "controle total" de Raqa, depois de mais de quatro meses de combates com os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI), de acordo com a France Presse.
As operações militares naquela que já foi a "capital" do Estado Islâmico na Síria "terminaram (...) a cidade está sob controle das Forças Democráticas Sírias (FDS)", afirmou à AFP o porta-voz da aliança, Talal Sello.
Mais cedo, as Forças Democráticas Sírias (FDS) (aliança de combatentes curdos e árabes apoiada pelos americanos) anunciaram a tomada do hospital de Raqa. "O hospital nacional foi libertado (...), 22 combatentes estrangeiros morreram", anunciaram as Forças Democráticas Sírias (FDS).
Raqa, que já foi a capital do EI na Síria, tornou-se o símbolo das atrocidades do grupo extremista. Nesta cidade teriam sido planejados atentados contra vários países, sobretudo na Europa.
Com o apoio dos ataques aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, as FDS entraram na cidade em junho e reconquistaram grande parte da cidade.
Fonte: G1
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308