O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, protagonizou um momento inusitado nesta quinta-feira (25) durante um encontro de líderes mundiais na nova sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ao passar pelo primeiro-ministro de Montenegro, Dusko Markovic.
Veículos da imprensa americana, como as redes CNN e ABC, destacaram que, enquanto caminhava com outros mandatários que fazem parte da aliança militar, o líder norte-americano usou o braço e pareceu empurrar o montenegrino.
Mais cedo, o magnata se encontrou com o presidente francês, Emmanuel Macron, e protagonizou um momento protocolar que já virou sua marca registrada: um aperto de mãos prolongado e vigoroso.
Discurso
Mais cedo, em pronunciamento, Trump cobrou que os países membros da aliança se engajem na luta contra o terrorismo.
Ele também cobrou que os países aumentem sua contribuição financeira na luta pela defesa comum e se envolvam na discussão sobre a crise migratória.
"Nunca iremos recuar em nossa determinação de derrotar o terrorismo e alcançar segurança, prosperidade e paz duradouras", disse Trump após inaugurar um memorial às vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos na sede da Otan, em Bruxelas.
Durante a campanha eleitoral no ano passado, Trump qualificou a OTAN como "obsoleta" e, já na Casa Branca, insistiu que os demais membros devem se igualar, de maneira proporcional, ao compromisso financeiro dos EUA com a organização.
A visita a Bruxelas faz parte da primeira viagem internacional de Trump, que já passou pela Arábia Saudita, Israel, Cisjordânia e Vaticano.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308