A imprensa internacional começou a publicar reportagens sobre o clima político no Brasil após a notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem até as 17h desta sexta-feira (6) para se apresentar voluntariamente à sede da Polícia Federal em Curitiba para começar a cumprir a pena do caso do triplex em Guarujá (SP).
A rede árabe Al Jazeera, sediada no Catar, relata que o Brasil está dividido em relação ao significado da prisão de Lula. "A decisão da Suprema Corte de quinta-feira (6) foi recebida por protestos a favor e contra o ex-presidente, representando uma profunda divisão dentro do país. 'Vejo no Facebook e no Twitter que as pessoas estão totalmente enlouquecidas', disse à Al Jazeera Celso Dossi, um escritor brasileiro de 39 anos. 'Metade está comemorando, a outra metade está furiosa", disse ele. ' Estou só tentando ficar longe para manter a minha sanidade.'
O jornal americano “The Washington Post” publicou em seu site uma reportagem da agência Associated Press com o título “Brasil se prepara para iminente prisão do ex-presidente Lula”.
O texto afirma que “o maior país da América Latina se prepara para algo inimaginável há alguns anos” e lembra que às administrações de Lula foram atribuídas a retirada de milhões da pobreza em “uma das nações mais desiguais do mundo”. O texto diz que ainda não está claro se Lula irá se apresentar à polícia ou se os agentes de segurança terão que prendê-lo.
Fonte: G1
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308