21/11/2016 18:30:13
Mundo
Justiça decide que Parlamento alemão pode chamar Snowden para depor
Governo não quer Snowden em Berlim para evitar problemas diplomáticos
Foto: GloboNewsEdward Snowden, em imagem de arquivo
G1

A Corte Suprema da Alemanha determinou, em sentença publicada nesta segunda-feira (21), que a comissão parlamentar que investiga as atividades da Agência de Segurança Nacional (NSA) no país pode convocar Edward Snowden para depor, em cumprimento a pedido feito pela oposição.

 


Para fazer isso, Snowden não precisa necessariamente viajar a Berlim, mas os deputados dos partidos do governo não podem impedir que se ele seja formalmente citado.

 


Os representantes da oposição na comissão investigadora tinham solicitado o depoimento de Snowden, como testemunha, em maio de 2014. Desde então, os partidos do governo alemão bloquearam a convocação e os partidos de oposição, A Esquerda e Os Verdes, apresentaram um recurso perante a Corte Suprema. Agora, o Supremo determinou que enquanto o pedido for apoiado por um quarto da comissão investigadora ele deve ser analisado e pode ter seguimento.

 


Snowden é considerado a testemunha mais importante no trabalho dessa comissão investigadora, que foi criada justamente por conta de suas revelações que mostraram que o trabalho da NSA na Alemanha chegava aos telefones da chanceler, Angela Merkel. O governo alemão defendeu até agora que não poderia garantir a segurança de Snowden, que é procurado pela Justiça americana, e que sua presença em Berlim poderia criar problemas diplomáticos.

 


Os partidos da coalizão de governo (conservadores e social-democratas), atendendo aos alertas do Executivo, propuseram como alternativa interrogar a Snowden em Moscou, onde está exilado, mas o ex-funcionário da NSA rejeitou a ideia e, através de seu advogado, disse que só irá testemunhar se puder viajar a Berlim.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.