A agência espacial americana (Nasa) afirmou neste sábado (7) que a missão indiana é inspiradora, um dia depois de a Índia ter perdido contato com o módulo lunar Chandrayaan-2.
Em uma publicação no Twitter, a Nasa reconheceu a dificuldade de uma missão espacial e disse que espera explorar o sistema solar em parceria com a Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) no futuro.
Índia a caminho da Lua: a missão em 7 tópicos
O objetivo da missão era obter mais informações sobre a composição mineral da Lua e sobre eventual presença de água no local. O contato com a base foi perdido cerca de 20 minutos depois de iniciado o procedimento de pouso suave, que visa reduzir a velocidade do módulo para garantir uma chegada segura.
Os cientistas da ISRO acompanhavam a missão ao vivo na sede da agência espacial quando o sinal do módulo foi perdido. O pouso do módulo Vikram estava agendado para acontecer às 17h25h. Depois, o jipe Pragyan deveria explorar a superfície lunar entre 20h30 e 21h30.
"A descida do módulo de pouso Vikram estava normal até uma altitude de 2,1 km. Então nós perdemos comunicação. Os dados estão sendo analisados", disse Kailasavadivoo Siva, responsável pela ISRO.
FONTE:G1
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308