Um sargento da polícia da cidade norte-americana de Nova York matou a tiros uma mulher de 66 anos que o atacou com um taco de beisebol em seu apartamento na terça-feira (18), o que desencadeou uma investigação que irá analisar por que ele não usou uma arma de choque ao invés de uma arma de fogo, disse um chefe de polícia assistente.
O presidente da divisão do Bronx, Rubén Díaz Jr., chamou a morte a tiros de "ultraje".
Ela aconteceu na esteira de incidentes que vêm provocando o questionamento de agentes da lei de todo o país por conta do uso de força letal, especialmente contra minorias e doentes mentais.
Na noite de terça-feira, a polícia recebeu um chamado de emergência de uma pessoa emocionalmente perturbada em um complexo de prédios no Bronx, onde o vizinho da mulher em questão se queixava de que ela estava agindo irracionalmente, disse o chefe de polícia assistente de Nova York Larry Nikunen.
Foto de ativista negra desafiando sozinha neonazistas se torna símbolo de luta contra racismo
Mais um homem negro morre após abordagem policial em Baltimore, nos EUA
O sargento entrou no apartamento da idosa e a encontrou segurando um par de tesouras no banheiro, disse Nikunen em entrevista coletiva.
O sargento conversou com ela, convencendo-a a largar a tesoura, mas ela partiu em sua direção e no caminho pegou um taco de beisebol, disse Nikunen.
"Quando ela tentava atacar o sargento, ele disparou dois tiros com seu revólver de serviço, atingindo-a no torso", relatou Nikunen a repórteres.
O Departamento de Polícia de Nova York está investigando e irá analisar por que o policial não usou uma arma de choque, não letal, contra a mulher ao invés de abrir fogo, disse Nikunen.
O nome da vítima, que foi declarada morta em um hospital, não foi divulgado de imediato. Mais tarde a vítima foi identificada como sendo Deborah Danner. A polícia já havia estado em seu apartamento para lidar com distúrbios semelhantes, disse o chefe de polícia assistente.
Nikunen não informou a raça do policial ou da mulher em seu comunicado a repórteres.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308