O presidente eleito nos Estados Unidos Donald Trump anunciou na segunda-feira (21), em um vídeo divulgado nas redes sociais, algumas das ações executivas que disse que emitirá em seu primeiro dia na Casa Branca. Trump, que está montando sua equipe de governo, toma posse no dia 20 de janeiro.
As medidas incluem uma notificação de intenção para o país se retirar do Acordo Transpacífico, que Trump classificou como “um desastre potencial para o nosso país”, e uma investigação sobre os programas de vistos.
Trump anunciou medidas em seis campos e disse que elas são alguns dos passos que dará para “reformar Washington” e “reconstruir a classe média”.
As ações anunciadas por Trump foram:
- notificação de intenção de retirada do país do Acordo Transpacífico;
- cancelamento de restrições que “matam empregos” de produção da energia americana;
- formulação de uma regra que estabelecerá que para cada novo regulamento criado dois têm que ser eliminados;
- autorização para a elaboração de um plano de proteção da infraestrutura americana de ataques cibernéticos ou de qualquer outra natureza;
- autorização de uma investigação pelo Departamento do Trabalho sobre os "abusos" dos programas de visto "que rebaixam o trabalhador americano";
- imposição de uma proibição para que autoridades se tornem lobistas após deixarem a administração.
"Minha agenda será baseada em um princípio simples: colocar a América em primeiro lugar. Seja produzindo aço, construindo carros ou curando doenças, quero que a próxima geração de produção e inovação aconteça bem aqui em nossa grande terra natal, América, criando prosperidade e empregos para trabalhadores americanos", afirmou no vídeo.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308