09/08/2018 11:28:51
Mundo
Tufão Shanshan beira a costa do Japão e poupa Tóquio
Precipitações mais fortes foram registradas em alto-mar. Tufão deve seguir para noroeste, sem tocar a costa, segundo as previsões da agência meteorológica.
(Foto: Toru Hanai/Reuters)

O tufão Shanshan passou nesta quinta-feira (9) à beira da costa leste do Japão, longe da capital Tóquio. Ainda assim, houve cancelamentos de voos e algumas alterações nos trens suburbanos na capital.

As precipitações mais fortes foram registradas em alto-mar. As rajadas de até 180 km/h obrigaram o cancelamento de alguns trens de alta velocidade e de dezenas de voos, mas a maioria dos transportes funcionava normalmente no horário de pico, nesta quinta de manhã.

Este 13º tufão da temporada na Ásia deve seguir para noroeste, sem tocar a costa, segundo as previsões da agência meteorológica.

Todos os anos, o Japão sofre com a passagem de tufões, às vezes letais. Este ano, porém, sua chegada acontece em um contexto excepcional que força as autoridades a intensificarem as precauções. Há um mês, um volume de chuva recorde provocou inundações, e deslizamentos de terra deixaram mais de 220 mortos.

Pouco depois, uma asfixiante onda de calor úmido se abateu em julho sobre o arquipélago, causando a morte de mais de 119 pessoas durante todo o mês, enquanto outras 49.000 tiveram de ser hospitalizadas.

 

Fonte: G1

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.