25/08/2016 09:36:15
Oportunidades
Juventude Empreendedora inicia capacitação com 90 monitores do Estado
Outra metade, que totaliza 180 instrutores, terá a formação iniciada em setembro
Foto: Pinehas FurtadoParticipantes vão receber a formação teórica em relação à metodologia e sobre o uso da plataforma on-line, onde será desenvolvido o curso de empreendedorismo
Agência Alagoas

Noventa monitores participaram, ontem, quarta-feira (24), na Faculdade Pitagóras, de um curso de capacitação do projeto Juventude Empreendedora promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete).



Os participantes vão receber a formação teórica em relação à metodologia e sobre o uso da plataforma on-line, onde será desenvolvido o curso de empreendedorismo.



Amanhã, as aulas serão de forma prática nos computadores. Nessa fase, todos irão agir como aluno e em seguida deverão assumir a posição de monitor.



Carlos Jorge da Silva, monitor no bairro do Vergel considera o curso uma oportunidade, pois acredita que todo conhecimento agrega valor e potencializa o individuo a partir dessa experiência.



“O bairro que serei monitor tem o empreendedorismo como marca e por meio dessa oportunidade vai ser algo transformador para aquela geografia”,disse.



“Acredito que a educação tem o poder de transformação. Então, acho que os alunos irão aproveitar essa oportunidade de mudança”, declarou Caroline Rocha, monitora no Tabuleiro.



O Juventude Empreendedora possui ao todo 180 monitores. A outra metade receberá formação em setembro para atuarem na segunda fase.



“Quando os monitores recebem a formação, muitos deles despertam para o empreendedorismo e cerca de 30% viram empresários, tanto que a gente tem contabilizado essa iniciativa ao resultado final”, revelou Carlos Aquiles Siqueira, idealizador do projeto.



Para o secretário do Trabalho, Joaquim Brito, a formação dos monitores dá início de fato ao projeto Juventude Empreendedora em todo o Estado.



“Esse momento é de muita satisfação para a Sete porque, após longo tempo de preparação, finalmente conseguimos instaurar de forma positiva o Juventude Empreendedora no Estado”, concluiu.



Projeto


O programa vai selecionar cinco mil jovens que receberão capacitação de 160 horas em empreendedorismo e visa dar oportunidade ao jovem de se tornar dono do próprio negócio, ampliando as condições de crescimento na renda e na realização pessoal.



Os jovens serão selecionados entre 18 e 29 anos de todo o Estado. Para participar, o candidato deve ter completado ou está cursando o último ano do ensino médio.



Após a fase de seleção, os jovens vão participar de uma capacitação e qualificação em empreendedorismo. Em seguida, eles deverão apresentar um plano de negócio de acordo com a realidade de cada um. Dez por cento desses planos de negócios serão escolhidos por uma comissão nomeada pela Secretaria do Trabalho.



Cerca de 500 projetos mais viáveis estarão recebendo assistência técnica por meio do Sebrae Empreendedor Individual (SEI) e vão receber, por parte da Desenvolve (agência de fomento do Estado), um aporte financeiro a partir de R$ 800 até R$ 15 mil, que seja necessário para o negócio.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2025. Todos os direitos reservados.