Durante a Feira do Emprego foi constatado a pouca qualificação digital das pessoas que estavam em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.
Diante dessa observação, a Secretaria do Estado do Trabalho e Emprego (Sete) criou uma comissão para elaborar medidas que possam colaborar na capacitação dos trabalhadores alagoanos.
Uma delas foi retomar a relação com a Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN) para oferecer cursos básicos e avançados de informática e iniciação à programação da Microsoft.
A parceria tem como finalidade qualificar cinco mil pessoas a partir de 14 anos, nos 102 municípios alagoanos, por meio do projeto Conectar Alagoas, com lançamento previsto para 23 de setembro.
As aulas serão gratuitas e duração de 1h até 16h. O curso será completamente on-line, numa plataforma simples e intuitiva e pode ser feito de casa ou de telecentros.
Ao final dos estudos, o aluno fará uma prova on-line que garantirá a certificação. Todos os certificados serão emitidos pela empresa Microsoft.
De acordo com o secretário de Trabalho, Joaquim Brito, as chances de um profissional certificado conseguir um emprego aumentam em 53%, em relação a profissionais que não possuem este título.
“Esse índice, assim como o salário, podem ser ainda mais elevados de acordo com o diploma possuído. Uma das certificações mais valorizadas no mercado atualmente é a oferecida pela gigante de tecnologia Microsoft”, declarou Joaquim Brito.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308