O Batalhão de Polícia Ambiental efetuou na manhã deste domingo, 25, um combate ao comércio ilegal de animais silvestres nas feiras livres do agreste alagoano, município de Arapiraca e zona da mata, no município de Maribondo.
A ação resultou no impedimento da comercialização de 112 pássaros silvestres (Galo da campina, papa-capim, etc). Os animais estavam expostos à venda sem a devida permissão, licença ou autorização do órgão competente, conforme preconiza o Art. 29, inc. III, da Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
Além da venda, os autores também incorrem ao art. 32 " Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos", devido aos pássaros se encontrarem em pequenos compartimentos (cambucus e viajantes), expostos a todo e qualquer intempérie (calor, chuva, etc).
Os autores, ao perceberem a presença dos policiais, empreenderam fuga tomando destino ignorado e deixaram os animais e todo o material no local do ilícito.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308