Policiais militares do Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária (CGCDHPC) foram deslocados, manhã desta quarta-feira, 10, para o município de Messias para mediar um desbloqueio de um trecho da BR-101, no km 70, interditado por integrantes do movimento Liga dos Camponeses Pobres (LCP). Os manifestantes protestavam contra a reintegração de posse de uma comunidade chamada Lageiro, área pertencente à Usina Utinga Leão.
Segundo o capitão Sandro Roberto do CGCDHPC, a obstrução se deu em virtude da expedição de um Mandado Judicial da 29ª Vara de Conflitos Agrários para que os integrantes do movimento social desocupem a faixa de terras de uma fazenda, situada na comunidade, que pertencem ao complexo de imóveis da S/A Leão Irmãos Açúcar e Álcool.
Após uma intensa negociação do CGCDHPC com os manifestantes ficou estabelecido que nos próximos quinze dias o juiz titular da Vara Agrária se deslocará até os acampamentos para observar as peculiaridades do local e o recebimento daquele juízo de uma petição que objetiva a reversão da decisão. O bloqueio foi encerrado por volta das 10h30.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308