15/11/2017 21:26:09
Polícia
OPERAÇÃO POLHASTRO: Fiscais foragidos devem se apresentar nesta quinta (16)

Devem se apresentar à Justiça nesta quinta-feira, 16, os dois fiscais de renda que não foram localizados, e são considerados foragidos, durante a segunda fase da Operação Polhastros deflagrada na terça, 14.

 

Segundo o promotor de Cyro Blatter, que repassou a informação, os advogados dos fiscais José Vasconcellos Santos e Augusto Alves Nicácio Filho garantiram que a apresentação dos clientes.

 

Os quatro fiscais: Francisco Manoel Gonçalves de Castro, Marco César Lira de Araújo, Luiz Américo de Araújo Santos e Edmar Assunção e Silva já estão presos.

 

De acordo com a Assessoria do Ministério Público (MPE/ AL) as prisões são preventivas e não há uma data estipulada para que os acusados sejam soltos.

 

Dos seis mandados de condução coercitiva, três foram cumpridos contra Ricardo Magno Ferreira da Silva (fiscal de tributos da Sefaz), Filipe Moreira Machado e Elaine Cristina da Silva. Kelni Santos da Silva, Jéssica Nayara de Oliveira Santos e Emídio Barbalho Fagundes Júnior (advogado e fiscal aposentado) não foram encontrados. Um outro advogado também fez contato com o Gaesf informando que levará Emídio paraprestar depoimento.

 

A operação

 

A segunda fase da Operação Polhastro tem o objetivo de combater a sonegação fiscal e a lavagem de dinheiro de bens. A primeira fase da operação culminou com seis prisões, além de conduções coercitivas, apreensão de bens e equipamentos, armas e o fechamento de empresas acusadas de sonegação fiscal, lavagem de bens e falsidade ideológica.

 

Esta fase foi montada depois que a Secretaria da Fazendo identificou o funcionamento do esquema com a participação dos servidores, que tem em suas funções combater esse tipo de irregularidade.

 

Foram ainda afastados de suas funções através de decisão judicial os Fiscais de Tributos Luiz Marcelo Duarte Maia e José Márcio de Medeiros Maia, o ex-vereador Zé Márcio.

 

Além destes, segundo Inquérito Policial, estão também envolvidos nos referidos crimes os militares SGT PM Adílson Jacumbinho dos Santos, CB PM Marcelo Araújo Almeida e SGT PM Santos (todos então vinculados ao Posto Fiscal de Porto Real do Colégio) cujas prisões preventivas já foram solicitadas à 13ª Vara Criminal da Capital – Auditoria Militar.

 

 

*Com Ascom MPE/AL

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2025. Todos os direitos reservados.