A Polícia Civil de Alagoas iniciou um amplo processo de padronização operacional e administrativa com o objetivo de melhorar ainda mais e tornar mais eficiente o atendimento à sociedade, através da ampliação de policiais engajados em sua atividade-fim: a investigação.
Uma das medidas, estabelecidas a partir de detalhado estudo, será a mudança de horário na Delegacia Geral, no bairro de Jacarecica, que passa a funcionar das 8h às 14h, a partir do próximo dia 20 de março. Com isso, cerca de 70 policiais civis serão deslocados da atividade administrativa na sede da DGPC para delegacias e outras unidades da instituição, reduzindo a deficiência de efetivo nas referidas unidades.
“A mudança de horário e consequente deslocamento de pessoal irá otimizar o trabalho-fim da Polícia Civil com aumento de policiais nas delegacias”, afirmou o delegado-geral Paulo Cerqueira.
Ao mesmo tempo, providências estão sendo efetivadas com a finalidade de equilibrar o número de policiais civis entre os distritos e especializadas, oferecendo um real padrão em termos de quantitativos.
A redistribuição do efetivo entre as delegacias da capital e do interior do Estado já começou, inicialmente alcançando a Gerência de Polícia Judiciária da Região 1 (GPJR-1), já tendo sido, inclusive, publicadas as portarias no Diário Oficial do Estado, edições de segunda (12) e terça-feira (13), fazendo o remanejamento de pessoal.
O delegado-geral adiantou que será criada ainda a Central de Flagrantes II com efetivo próprio, possibilitando que as delegacias da Capital e Região Metropolitana não tenham mais a necessidade de dar plantões.
Com a obrigatoriedade dos plantões, essas delegacias tinham que deixar de funcionar por uma média de dois dias consecutivos. Agora, elas poderão atender normalmente à população ininterruptamente, durante toda a semana, de segunda a sexta-feira.
O delegado-geral Paulo Cerqueira recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (14), vários delegados de distritais e especializadas, aproveitando para tratar de diversos assuntos, entre eles sobre a reestruturação que está sendo implementada na Polícia Civil alagoana.
Segundo decisão da direção geral da PC, em breve, a Central de Polícia de Arapiraca também terá uma equipe fixa, com os mesmos efeitos positivos para as delegacias distritais e especializadas daquela cidade, em relação a não obrigatoriedade dos plantões.
Também será criada uma equipe permanente para as audiências de custódia e transferência de presos.
“Com todas essas medidas, temos certeza de que não apenas a instituição sai ganhando em termos de operacionalidade, mas também a população alagoana que passa a ter uma Polícia Civil mais eficiente, com um número maior de policiais em sua atividade-fim”, afirmou o delegado-geral, ao ressaltar o compromisso com a segurança pública da sociedade, que é uma das prioridades do governo Renan Filho.
Fonte: PC/AL
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308