10/08/2016 21:08:05
Política
“Na política não basta ter boas ideias; é preciso ter articulação” diz França Jr.
Vereador afirma que sairá da vida pública para se dedicar a advocacia e projetos acadêmicos
Roberta Sampaio

O vereador por Palmeira dos Índios, França Júnior (Solidariedade), concedeu entrevista ao Portal de Notícias F5Alagoas, e falou sobre sua saída da política partidária. Além disso, França Júnior fala sobre o seu novo livro “Consumo de drogas, uma análise crítica da política luso brasileira”, lançando ainda neste mês de agosto pela editora Lumen Juris. E, comenta também sobre a política em Palmeira dos Índios nesse pleito. Confira abaixo a entrevista.

 

F5AlagoasCom a saída da vida pública, sua contribuição para Palmeira será agora na parte acadêmica e na advocacia?.

 

França Jr. - Sim, vou continuar na advocacia criminal e seguirei lecionando direito penal e criminologia. Como escritor, tive minha primeira experiência com o livro “Cadáveres indiscretos”. Participei também de um trabalho que foi liderado pelo professor Sávio de Almeida onde foram publicados 3 volumes da coleção chamada: Direito, Sociedade e Violência. O livro “Consumo de drogas, uma análise crítica da política luso-brasileira” será, então, meu quinto trabalho publicado.

 


F5Alagoas - O senhor irá deixar de vez a política?; O que foi que o levou a essa decisão?.

 

França Jr. - Estou me afastando da política partidária. Eu gosto de refletir sobre a política, de saber das notícias, de me inteirar. Mas, a militância partidária ficarei de fora. Estou com os projetos acadêmicos aliados com a advocacia criminal, que passaram a ser hoje minha prioridade. E, nessa fase da minha vida não teria como conciliar as duas coisas. Então, resolvi abraçar essa causa acadêmica e me aprofundar cada vez mais nela.

 


F5Alagoas- Comenta-se que a cadeira deixada pelo senhor será ocupada por sua mãe, Adelaide França (PMDB). O que o senhor diz sobre isso?.

 

França Jr. Quando começaram a especular sobre meus projetos para essa eleição eu disse que não ia me candidatar mais. Inclusive, irei me desfiliar, assim que a legislação permitir. Foi então que minha mãe manifestou o interesse de ocupar esse eventual espaço. Mas, nós sabemos que a decisão soberana é da população.

 


F5Alagoas - O senhor vai participar da campanha de sua mãe?.

 

França Jr. -  Sim. E isso não poderia ser diferente. Mesmo que de forma discreta, pois somos uma família. Ela externou a vontade dela e coube a mim e demais familiares, apoiá-la na sua decisão. Lembrando que o resultado da eleição é consequencia do trabalho que ela fizer, e não do que eventualmente eu e meu pai tenhamos feito como advogados ou como políticos. O mérito será dela.

 

 

F5Alagoas - O que o senhor extraiu desses 8 anos como político por Palmeira?.

 

França Jr. - A dinâmica do legislativo municipal é interessante porque, não adiante só você ter boas ideias, é preciso ter articulação para vê-las concretizadas. Você tem que, de alguma forma, convencer os seus pares e o próprio executivo de que aquela ideia vai trazer bons frutos para a cidade.

 

Muitas vezes essas questões não são levadas em consideração. Existe a necessidade de receber recursos, independentemente do planejamento onde ele será utilizado. Por exemplo, a construção de um conjunto habitacional, não se pensa que esse conjunto vai precisar de escola, posto de saúde, segurança, transporte e outras coisas.

 

A finalidade é apenas a obtenção do recurso e aonde ele vai ser gasto acaba sendo negligenciado. Enfim, são coisas que vão desgastando a gente. O meu partido hoje é solidariedade, mas estou esperando entrar no último mês do mandato para poder me desfiliar e a partir de dezembro não farei parte de nenhum partido.

 

 

F5Alagoas - Como o senhor enxerga a política hoje em Palmeira dos Índios?.

 

França Jr. - Nós ainda temos uma atmosfera provinciana, não quero que entendam esse termo como pejorativo. Não existe uma forma de se fazer política que vise o planejamento, evitando o desperdício do dinheiro público. Uma política que se mantenha ao longo do tempo. Nós ainda trabalhamos com o imediatismo, com a necessidade de execução a qualquer custo, com o assistencialismo. Não critico apenas a política de Palmeira, mas de todo País. Eu imagino que a nossa única saída seja através da educação.

 

 

F5Alagoas - Qual a reflexão que o senhor deixa para os futuros vereadores?.

 

França Jr. -  Sinceramente, eu espero que eles sejam menos convictos das coisas que eles acreditam ou dizem acreditar, que se mantenham mais abertos às críticas e consigam conviver com as ideias contrárias. A política tem um mundo que é visível, mas ela tem também um subterrâneo que é tão ativo quanto aquele que nos é visível, e precisamos estar atentos a movimentação desses dois mundos e saber lidar e conviver com isso.

 

F5Alagoas - No que se refere à majoritária em Palmeira, acredita que já esteja definida?. Existem pessoas que já apontam nomes como em 1º ou 2º lugar. O que pensa?.

 

França Jr. - Pesquisa é um termômetro de um determinado momento, sentimento. Política é um filme, onde você tem que ir acompanhando para pode entender. E muita coisa vai acontecer, pois sequer foi iniciada a campanha. Mas, acredito que o cenário hoje favorece ao governo municipal, porque uma política como a nossa, quem está a frente da administração tem uma força que não pode ser subestimada, nem negada. Aliado a isso, nós temos o governo do estado que também vai trabalhar para eleger a candidatura que foi escolhida pelo governo municipal.

 

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.