Ao ser empossado nesta quarta-feira (5) como titular da pasta do Turismo, o ministro Marx Beltrão afirmou que a principal missão que recebeu do presidente da República, Michel Temer, foi o de desenvolver o setor no País com foco na geração de empregos.
Em entrevista exclusiva ao Portal Planalto, ele destacou que o setor é responsável atualmente no Brasil por 3,2 milhões de postos de trabalho e há potencial para elevar este número para 11 milhões.
“A principal função hoje é recuperar os empregos. Nós podemos alcançar este objetivo desde que façamos as políticas necessárias para que isso aconteça, como a isenção de visto ou visto eletrônico para os países que mais visitam o nosso País, com uma promoção do turismo no mundo por meio da Embratur e também explorando o turismo nacional”, afirmou.
Beltrão ressaltou a necessidade de políticas específicas para o setor para maior atração de investimentos da iniciativa privada. Exemplificou que podem ser criadas áreas especiais de interesse turístico, disponibilizar financiamento com juros diferenciados para o setor e estudar legislação ambiental e tributária específicas.
Ele ressaltou também que o País tem de aproveitar o momento pós-Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Em levantamento feito pelo ministério durante os eventos esportivos, cerca de 88% dos visitantes internacionais manifestaram intenção de retornar ao Brasil e 94% dos turistas domésticos disseram que retornariam ao Rio de Janeiro.
“Temos de aproveitar esse momento. Nós hoje recebemos cerca de 6,4 milhões de turistas estrangeiros e podemos dobrar esse número nos próximos anos se aproveitarmos este momento para divulgar a imagem do Brasil lá fora. Temos ainda cerca de 60 milhões de brasileiros viajando pelo País e outros 70 milhões prontos a entrar no mercado”, declarou.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308