A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei que altera o Estatudo da Polícia Militar, aumentando a idade limite para o ingresso na corporação.
O PL nº 320/16, de origem governamental, acrescenta o parágrafo 4º ao artigo 7º da lei estadual nº 5.346, de 26 de maio de 1992.
Sendo assim, o limite passa para 35 anos no cargo de soldado, 40 anos para cadete e 45 anos para oficial médico. Já a aposentadoria compulsória será de 60 anos para as mulheres e 65 anos para os homens.
O projeto segue agora para a sansão ou veto do governador Renan Filho (PMDB).
Durante o mês de agosto, decisões judiciais tentavam garantir que cinco pessoas com mais de 30 anos, que entraram com ação, pudessem se inscrever e participar do concurso público PM. Porém, após um pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a decisão foi suspensa. As inscrições para o certame acabaram no último dia 30.
Polêmica
Antes da votação, os deputados aprovaram o parecer do deputado Bruno Toledo (Pros) que derruba a emenda da deputada Jó Pereira (PMDB), que retirava as modificações propostas pelo deputado Francisco Tenório e mantinha a redação original do projeto.
Ainda segundo a ALE, após a aprovação do projeto, a deputada Jó chamou atenção para o fato de a pauta estar trancada, devido a não apreciação de um veto parcial que deu entrada na Casa no dia 21 de junho.
O deputado Antonio Albuquerque (PTB) também questionou a votação, já que a proposta não foi apreciada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
Já o deputado Francisco Tenório disse que os questionamentos foram feitos posteriores a votação e que as discussões já estariam vencidas.
Fonte: G1/AL
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308