Durante o início da tarde desta quinta-feira (29), presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou o ex-governador do estado de Alagoas e senador eleito Renan Filho (MDB) como ministro novo dos Transportes.
O anúncio foi feito através das redes sociais oficiais de Lula. Em suas redes sociais, Renan disse que recebeu com alegria a nova missão de assumir o ministério. "Da minha amada Alagoas, levo comigo a força, a persistência e a esperança de construir um Brasil mais justo para todos".
Escolha
A escolha veio da bancada do MDB no Senado. O nome de Renan teria sido definido em uma reunião do partido que aconteceu na última quinta-feira (22). Inicialmente, o alagoano chegou a ser cotado para os ministérios do Planejamento e de Minas e Energia, mas o MDB entendeu que seria melhor indicá-lo para a pasta de Transporte. Simone Tebet (MDB-MS), outra liderança do partido cotada para o primeiro escalão do governo Lula, ficou com o Planejamento.
O que teria pesado a favor de Renan seria o fato de que Alagoas melhorou a malha viária durante os anos de seu governo. Segundo o último anuário da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em 2021 Alagoas tinha 73% das rodovias estaduais consideradas ótimas ou boas, o melhor índice entre todos os estados.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308