16/05/2022 21:36:03
Política
Paulo cumpre promessa ao ter maior secretariado feminino de Alagoas
São 12 mulheres e 11 homens no primeiro escalão; governo vai trabalhar para ampliação da participação das mulheres nos espaços de decisão
Foto: Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas deu posse ao novo secretariado do Governo de Alagoas, que entra para a história com a composição majoritária de mulheres. São 12 mulheres e 11 homens no primeiro escalão. A posse foi realizada nesta segunda-feira (16/5) no Palácio República dos Palmares. Em seguida, aconteceu a primeira reunião de trabalho com todo o secretariado já para estabelecer as novas diretrizes do governo. “Vou me empenhar muito, trabalhar muito com foco e planejamento e cobrar resultados com agilidade”, afirmou.

 

 

Paulo afirmou que não sossegará enquanto não conseguir resolver todas as demandas que aportarem. “Desde o secretário ao servidor que está na ponta, todos são importantes. Nós temos que estar à disposição da sociedade para fazer uma administração próxima, humana, se colocar no lugar do outro. Esse é nosso objetivo fazer bem-comum”, enfatizou.

 

Ele agradeceu aos deputados que votaram nele e no vice-governador e destacou os grandes avanços que Alagoas teve nos últimos anos, na gestão do ex-governador Renan Calheiros, presente à solenidade, como a melhoria dos índices nas áreas de educação, saúde e segurança pública. “Alagoas aparecia como os piores índices, e hoje temos o Estado que mais evoluiu na qualidade de ensino, que mais reduziu os índices de violência e que mais investiu na saúde, com a construção de hospitais e UPAS”, ressaltou o governador Paulo.

 

 

O vice-governador José Wanderley explicou que o Estado viveu nos últimos anos um período virtuoso de crescimento, percebido não só no Estado, mas também fora. Ressaltou que a escolha de Paulo Dantas foi uma coisa natural, uma prerrogativa da ALE que tentaram usurpar, não por uma questão jurídica, mas por uma política rasteira. “O Paulo passa a ser o comandante e tem a obrigação de ser melhor do que o governo se acabou e ele tem condições para isso”, afirmou.

 

Mulheres Secretárias fazendo história

 


A secretária de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Renata dos Santos, pontuou que foi um fato histórico não só em Alagoas, mas na administração pública brasileira, que tem suas instâncias de poder formadas historicamente por homens. “Eu mulher não branca, feminista, mãe solo de outra mulher, proveniente de uma classe social menos favorecida, que conquistou uma melhoria de vida por meio da educação me sinto privilegiada e fazer parte dessa gestão”, afirmou.

 

 


A Secretária de Educação, Roseane Santos, destacou a efetivação do Programa Escola 10, cujo objetivo é garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes da educação básica da rede do Estado; em ter firmado o regime de colaboração entre Estado e municípios e investido em incentivo financeiro, material didático, formação continuada para professores, avaliação externa diagnóstica, mobilização e engajamento coletiva para alavanque índices da educação pública. “Trabalharei incansavelmente para manter os excelentes resultados que a secretaria de Educação vem tendo desde 2015”.

 

 

Por sua vez, a nova Secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros de Mello, lembrou que sua trajetória foi construída no jornalismo, mais ouvindo que falando. “Penso que as características reforçadas em mim, pela profissão e pela vida, serão úteis na minha honrosa missão de ser secretária do Gabinete Civil”, pontuou. “Captar as demandas da sociedade, do governador, das secretarias, das lideranças políticas e dos demais poderes, ouvindo a todos e adotando uma postura atenta e pronta buscar resolver as demandas aportadas no Gabinete Civil é o norte que pretendo adotar no dia a dia”, assegurou a secretária.

 

 

Também tomaram posse as secretárias:

Advogada Caroline Balbino - Turismo e Desenvolvimento Econômico;

Psicóloga Manuelle Farias - Assistência e Desenvolvimento Social;

Engenheira Maria Gevan Gomes Tenório Amorim - Infraestrutura

Advogada Maria Cláudia Gomes Chaves - Trabalho e Emprego

 

Continuaram nos cargos as secretárias Melina Freitas, na Cultura; Maria Silva na Mulher e Direitos Humanos, Poliana Santana, na Governança Corporativa. Empossada em abril, Samya Suruagy do Amaral permanece na Procuradoria-Geral do Estado. Já Adriana Andrade Araújo foi efetivada como Controladora-Geral do Estado.

 

Tomaram posse ainda o Secretário da Fazenda, George Santoro; na Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda; o arquiteto Gino Cesar nos Recursos Hídricos e Meio Ambiente; na Segurança Pública, o delegado Flávio Saraiva; o Delegado-Geral da Polícia Civil será Gustavo Xavier do Nascimento; o novo Comandante da Policia Militar, Coronel Paulo Amorim e o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Jacques Wolbeck Godoy Amorim.

 

Permanecem nos cargos, os secretários de Estado de Prevenção à Violência, Kelman Vieira; da Comunicação, Joaldo Cavalcante; Ciência e Tecnologia, Sílvio Bulhões; de Esporte Lazer, Charles Hebert; da Agricultura, Maykon Beltrão; da Ressocialização, coronel Marcos Sérgio e de Transporte e Desenvolvimento, Mosart Amaral.

 

Participaram do evento, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Marcelo Vieira; os deputados estaduais Yvan Beltrão, Bruno Toledo, Francisco Tenório, Silvio Camelo, Ronaldo Medeiros e Inácio Loyola; o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley e o presidente da União dos Vereadores do Estado de Alagoas (UVEAL), Eduardo Tenório.

 

 

 

 

Fonte: Agência Alagoas

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.