O senador Renan Calheiros (PMDB) e mais três senadores do PMDB, Romero Jucá , Valdir Raupp e Garibaldi Alves foram denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A denúncia é referente ao inquérito que apura irregularidades na Transpetro, estatal ligada à Petrobras.
Conforme reportagem do Uol, também foram denunciados o ex-presidente da República e ex-senador José Sarney (PMDB-AP); o ex-senador e ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado (PMDB-CE); os empresários Nelson Maramaldo e Luiz Maramaldo, da NM Engenharia; e Fernando Reis, executivo da Odebrecht Ambiental.
Sérgio Machado, Renan e os demais políticos do PMDB foram denunciados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os empresários da NM e da Odebrecht foram denunciados pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
Em seu acordo de delação premiada, Machado disse que a NM foi uma das empresas que aceitaram pagar propina ligada a contratos com a Transpetro a políticos do PMDB.
Renan Calheiros afirmou, em nota, que o teor da denúncia é político: "Essa denúncia é política. Seu teor já foi criticado pela Policia Federal, que sugere a retirada dos benefícios desse réu confesso [Sérgio Machado] porque ele acusa sem provas. Estou certo de que todos os inquéritos gerados da denúncia desse delator mentiroso serão arquivados por falta de provas".
O senador alagoano já foi denunciado na Lava Jato, mas o STF ainda não decidiu se irá torná-lo réu.
Fonte: Cada Minuto
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308