O presidente Michel Temer convocou uma reunião para a manhã desta quinta-feira (5) no Palácio do Planalto com o objetivo de definir o Plano Nacional de Segurança. Temer quer marcar a data de lançamento para os próximos dias. A reunião acontece depois do massacre no presídio de Manaus.
Esse plano é visto como uma das respostas do governo federal ao episódio que teve forte repercussão nacional. Internamente, o governo teme um efeito dominó em vários outros presídios.
O primeiro escalão do governo já admite que a situação é extremamente grave por causa da disputa pelo comando do tráfico de drogas entre facções criminosas que também atuam dentro dos presídios.
O Plano Nacional de Segurança está em elaboração desde outubro, num trabalho conjunto entre os ministérios da Justiça, da Defesa, Casa Civil e Gabinete de Segurança Institucional, além da Abin. Alexandre Moraes (Justiça) coordena os trabalhos.
Inicialmente, o plano será lançado em cidades onde há representação da Guarda Nacional: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Natal e Boa Vista, além de Brasília.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308