Representante do UNICEF no Brasil, Florance Bauer, participará de duas reuniões em Maceió nesta sexta-feira, 22, com o prefeito da capital, Rui Palmeira (PMDB), pela manhã, e com o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), à tarde. A agenda com os governantes inclui o reforço do compromisso pela redução de homicídios com adolescentes entre as vítimas, além da participação de Maceió na Plataforma dos Centros Urbanos 2017-2020 e de 60 municípios alagoanos no Selo UNICEF/Edição 2017-2020.
A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) e o Selo UNICEF são iniciativas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desenvolvidas para os territórios que concentram a maior parte das crianças e adolescentes excluídos e em situação de vulnerabilidade social: as periferias do centros urbanos, no caso da PCU, e as regiões da Amazônia e do Semiárido, no caso do Selo.
A implementação da PCU acontece em cooperação com a prefeitura e o governo estadual, além de outros parceiros estratégicos, e busca articular esforços em 10 capitais brasileiras para se avançar em quatro desafios prioritários: reduzir os homicídios de adolescentes; enfrentar a exclusão escolar; promover os direitos da primeira infância; e promover os direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes.
O Selo UNICEF busca estimular os municípios a implementar políticas públicas para reduzir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais, conselheiros de direitos e adolescentes, possibilitando a elaboração e execução de políticas públicas.
O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais, por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar este compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços às crianças mais vulneráveis.
Fonte: Assessoria
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308