As mães de bebês portadores de microcefalia viveram um momento especial nesta sexta-feira, 21. Uma ação pela manhã, de interação e conhecimento, realizada pelos integrantes do projeto de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), abordou a Intervenção Precoce de Bebês com Microcefalia.
A oficina de orientação para estimular o brincar em casa reuniu mães e crianças num momento de aprendizado e troca de informações.
“Esta iniciativa acontece uma vez a cada mês e é uma oportunidade para que todos os integrantes do projeto possam interagir com as mães de bebês acometidos pela microcelafia, promovendo a troca de informações e experiências de cada família”, destacou a coordenadora do projeto, Flávia Calheiros.
Além dos professores, os alunos dos cursos de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional participam das oficinas e orientam as mães sobre a importância de dividir a assistência domiciliar às crianças com todos os familiares e repassam as terapias específicas para estimular os bebês.
Na oportunidade, as mães trocaram experiências e deram relatos sobre os avanços que os filhos têm adquirido por meio das técnicas e orientações repassadas pela equipe do projeto.
Sobre o projeto
O projeto Intervenção Precoce de Bebês com Microcefalia, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Uncisal, tem como finalidade interagir por intermédio de uma abordagem centrada na família, na intervenção precoce dos bebês diagnosticados com microcefalia.
Para isso, a equipe realiza avaliação, triagem e acompanhamento desses bebês com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor até o terceiro ano de vida.
As oficinas acontecem mensalmente no Centro Especializado de Reabilitação (CER), da Uncisal, no bairro do Trapiche da Barra.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308