13/01/2018 20:18:55
Saúde
Atendimento aos pacientes de Oncologia do hospital Chama é suspenso em Arapiraca
Prefeitura afirma que repasses foram feitos e MPE/AL e o Governo do Estado já foram acionados para que o serviço retome a normalidade; Ainda não foi informada a data específica de quando voltará a funcionar
Cortesia/ internauta
Roberta Sampaio

 

 

A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que funcionava em prédio anexo ao Complexo Hospitalar Manoel André (Hospital Chama), em Arapiraca/AL, e oferecia tratamento aos pacientes do Sistema Único de Saúde |(SUS), foi suspenso desde a última sexta-feira (12). O principal motivo seria a falta de repasses financeiros que viabilizassem os atendimentos na Unidade.

 


Entramos em contato, por meio de ligação telefônica, com a médica e responsável pelo setor de Oncologia - Dra. Bertha Catherine Mendes, que confirmou a suspensão dos tratamentos oferecidos pela Unacom.

 


Porém, quando indagada se a suspensão dos atendimentos seria a falta de recursos, a médica disse que não poderia se pronunciar sobre esse o assunto, pois estaria aguardando a posição do governo do Estado e do município de Arapiraca por meios das suas respectivas secretarias de saúde.

 


“Ainda não posso falar a respeito do motivo da suspensão, pois estou aguardando respostas tanto da secretaria de saúde do estado de Alagoas, quanto da secretaria do município de Arapiraca, já que são os responsáveis financeiros da Unidade. Esperamos que tudo se resolva e que em breve tenhamos condições de retomar os tratamentos dos nossos pacientes”, informou a médica.

 



Vale destacar que, com a suspensão no atendimento SUS pela Unacom, centenas de pacientes de Arapiraca e municípios do agreste e sertão de Alagoas, que faziam tratamentos de quimioterapia e radioterapia naquela unidade ficarão sem receber os atendimentos.

 

 

5 anos de funcionamento

 


A inauguração da unidade para tratamento de câncer do SUS aconteceu no dia 24 de janeiro de 2013, e recebeu um investimento na ordem de R$ 12 milhões. O Centro de Quimioterapia da Unacon tem, inclusive, o nome do então governador Teotonio Brandão Vilela Filho, que foi representado na ocasião pelo seu secretário de Articulação Política, Rogério Teófilo, que é hoje o prefeito de Arapiraca.

 

 

A importância da Unacon

 


Com a unidade em funcionamento, os pacientes de câncer de Arapiraca e região não precisam se deslocar até Maceió e grandes centros, pois lá havia uma equipe de médicos qualificados e os equipamentos para o tratamento do câncer.

 


O credenciamento da Unacon junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu no dia 12 de dezembro de 2012. A unidade oferecia serviços de cirurgia oncológica, radioterapia e quimioterapia.

 

NOTA OFICIAL

 

A prefeitura de Arapiraca emitiu Nota Oficial informando que o Município tem cumprido com os repasses financeiros dos serviços contratados de oncologia da Unacon e que o Ministério Público Estadual (MPE/AL) e o Governo do Estado já foram acionados para que o serviço retome a normalidade. Contudo, não foi informada a data exata em que o atendimento voltará ao normal. Espera-se que logo em breve. Leia abaixo a Nota na íntegra:

 

 

"A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretária Municipal de Saúde vem a público esclarecer que o Município tem cumprido com os repasses financeiros dos serviços contratados de oncologia do Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA). O Ministério Público Estadual (MPE/AL) e o Governo do Estado já foram acionados para que o serviço retome a normalidade, evitando maiores prejuízos aos usuários, a quem somos solidários".

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.