Buscando alertar sobre a importância do conhecimento sobre a doença de Alzheimer, a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), Regional Alagoas, promove uma campanha no estado. Neste domingo (10), voluntários fizeram uma panfletagem na orla da Ponta Verde, em Maceió.
A ação deste domingo marcou o início da campanha. Até o dia 21 deste mês, dia mundial de conscientização sobre a doença, diversas ações estão previstas como uma palestra no dia 15 com a neurologista e geriatra Vilma Câmara.
A presidente da Abraz em Alagoas, Betânia Jatobá, explicou que as ações buscas esclarecer aos familiares e a população em geral sobre o que é a doença.
“A grande dificuldade na doença é a desinformação de quem cuida. Por isso estamos buscando levar o máximo possível de informações e também explicar a importância da associação”, disse Betânia.
Familiares de pessoas com Alzheimer participaram da atividade. Noélia Pereira cuida do pai que há dez anos foi diagnosticado com a doença. Ela disse que depois que começou a frequentar as reuniões mensais da associação conseguiu entender melhor o Alzheimer.
“É comum ouvir que a doença vai acabar com a família. Mas isso não é verdade. É preciso entender a doença, aceitar e com o conhecimento necessário seguir a vida”, disse Noélia.
As reuniões da associação acontecem duas vezes por mês em grupos distintos. Uma é sempre na primeira segunda-feira, na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), de 18h30 às 20h30. A outra acontece na terceira segunda-feira, no Hospital Universitário, de 14h.
Fonte: ABRAz
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308