A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e as 102 secretarias municipais de saúde seguem com as ações da Campanha de Combate às Verminoses e Hanseníase, que prossegue até o fim do mês de novembro. Esse é o quarto ano do evento idealizado pelo Ministério da Saúde (MS) que tem como público-alvo crianças entre cinco e 14 anos de idade para diminuir a carga parasitária com a realização do tratamento.
De acordo com Jean Lúcia dos Santos, que é a coordenadora do Núcleo de esquistossomose da Sesau, em apenas 10 dias desde o início da campanha já foram atendidos alunos de 93 escolas da rede pública estadual e municipal em 25 municípios de Alagoas.
“A meta estabelecida pelo MS é atender 90% das crianças matriculadas na rede pública de ensino o que para o nosso Estado equivale a 338.005 crianças entre cinco e 14 anos. Em 10 dias de campanha, já foram tratados contra verminoses 10.323 e 7.843 alunos realizaram exames para os diagnósticos de casos de hanseníase”, informou a coordenadora.
Jean Lucia explica que as doenças causadas por vermes provocam dores de barriga, anemia, falta de apetite, o que pode levar o afastamento das crianças das escolas, mas lembra que o tratamento contra a doença é simples.
“As crianças só precisam tomar um comprimido de Albendazol que já foi disponibilizado pelo Ministério. No caso do diagnóstico da hanseníase, os alunos recebem um questionário para ser respondido pelos pais que irão procurar manchas suspeitas em todo o corpo das crianças”, disse.
Doenças - A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.
Verminoses são Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. E podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308