A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, e o reitor em exercício da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Paulo José Medeiros de Souza Costa, assinam um termo de cooperação na segunda-feira (19), para instalação de um posto de coleta de amostras biológicas no Hospital Escola Helvio Auto. A solenidade de assinatura está marcada para às 10h, na sede do hospital, no Trapiche da Barra.
O funcionamento do posto de coleta de amostras biológicas, em caráter excepcional, atenderá à demanda do Helvio Auto, tanto no que se refere às análises laboratoriais solicitadas pelo Centro de Patologia e Medicina Laboratorial, como as encaminhadas pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen).
Para o gerente do Lacen, Magliones Carneiro, o acordo entre a Sesau e a Uncisal dará um grande apoio ao laboratório do Helvio Auto, visto que ele é responsável pela realização de exames de média e alta complexidade no Estado de Alagoas.
“Esse acordo vai contribuir para o diagnóstico laboratorial oportuno e necessário à investigação das doenças e eventos de saúde pública de notificação compulsória, bem como para a Vigilância em Saúde, além de diminuir os números de amostras que chegam ao Lacen sem a ficha de exames. Isso vai atenuar o risco de elas serem perdidas”, afirmou Carneiro.
A Sesau, por intermédio do Lacen, compromete-se em disponibilizar os insumos necessários à coleta de amostras destinadas ao diagnóstico específico das doenças e agravos de interesse da Vigilância em Saúde, além de manter profissionais em regime de 24 horas e garantir a supervisão sistemática e periódica do funcionamento do posto de coleta.
Já a Uncisal, por intermédio do Hospital Helvio Auto, compromete-se em destinar seu espaço físico para instalação do posto de coleta de amostras biológicas, garantir, nesse espaço, no mínimo, dois ambientes, sendo um para coleta e um para o administrativo, garantir o acesso à internet para instalação e utilização do GAL e assegurar a coleta de amostras nos pacientes internados no Hospital Escola, destinando-as ao Centro de Patologia e Medicina Laboratorial, e as de interesse da Vigilância em Saúde para o posto de coleta do Lacen.
Ainda segundo o gerente do Lacen-AL, o laboratório definirá, de imediato, por meio de um protocolo, os procedimentos, processo de trabalho e fluxo de informação e de amostras a serem adotados pelo posto de coleta. Além disso, avaliações periódicas, envolvendo a gestão da Sesau, Uncisal, Centro de Patologia, Helvio Auto e Lacen deverão analisar as condições para a instalação da estrutura laboratorial de atendimento da demanda do Hospital Escola Helvio Auto.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308