16/11/2017 08:36:38
Saúde
Jovem transgênero faz ‘vaquinha’ online para fazer cirurgia
Há dois anos no processo de transição de gênero, Daniel Moraes pretende arrecadar até fevereiro de 2018 o total de R$ 12 mil para bancar a cirurgia.
(Foto: João Lemos/Arquivo pessoal)Daniel Moraes já está há 2 anos em processo de trânsição de gênero

Depois de dois anos envolvido no processo de transição do gênero feminino para o masculino, o jovem transgênero Daniel Moraes, 20, abriu uma 'vaquinha' online para arrecadar fundos para fazer uma cirurgia de mastectomia, procedimento que vai retirar as mamas e modelar um peitoral masculino.

 

 


A campanha 'Mastectomia do Daniel' pretende levantar até fevereiro de 2018 o total de R$ 12 mil. Valor necessário para arcar com todo o procedimento cirúrgico – exames pré e pós-operatório, cirurgião plástico, internação e equipe médica – que será realizado em Brasília.

 

 

 


Ele nasceu com um corpo feminino, mas afirma que desde pequeno isso o incomodava, até que descobriu o motivo. "Os seios eram a parte do corpo que mais me incomodava. Naquela época eu não sabia o porquê. Quando fui crescendo, vi que eu era um homem em um corpo de mulher. Então, ao aceitar essa condição, decidi fazer a transição hormonal".

 

 


"Hoje tenho um corpo masculino e uso uma faixa que esconde os seios, mas ela me provoca falta de ar e não me deixa à vontade porque quando vou à praia ou a piscina, não posso tirar a camisa", conta Daniel Moraes.

 

 


Diretor de Arte, Daniel diz que sabe que a campanha online para arrecadar fundos para a cirurgia de mastectomia o coloca em exposição, mas essa foi a única forma encontrada por ele para agilizar a cirurgia que o deixará mais feliz com o corpo.

 

 


"Todo esse processo da transição é difícil porque a transformação é lenta e exige paciência. Já sofri muito com preconceito e tive medo da exposição que a campanha de arrecadação pode levar. Mas, ao ponderar o lado positivo e negativo desta exposição, sei que terei o apoio de muita gente que vai compreender a minha necessidade e decisão, e me ajudar, como também haverá diversas outras pessoas que vão apenas me julgar. No entanto, a cirurgia é o melhor pra mim", avaliou.

 

 

 

Neste processo ele conta com o apoio dos irmãos e da namorada, já os pais, não concordam com a transição de Daniel, algo que segundo ele é o mais difícil de enfrentar.

 

 


Até porque paralelo à divulgação da campanha online e aos preparativos para cirurgia de mastectomia, ele ainda enfrenta na Justiça o processo para fazer a mudança do nome social.

 

 


"Este também é um processo importante porque como sou de fato um homem, passo constrangimento ao apresentar nos lugares um documento social com nome feminino. No entanto, sei que tudo é uma questão de tempo para que a transição seja concluída", completou.

 

 

 

 

Fonte: G1

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.