A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, empossou, nesta quinta-feira (11), o novo gerente do Hospital Geral do Estado (HGE). Rogério Barboza é medico ortopedista e foi nomeado pelo governador Renan Filho para substituir a médica Verônica Omena, que estava no cargo há mais de quatro anos.
A mudança na Gerência Geral do HGE faz parte do pacote de medidas que serão implementadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para melhorar a assistência prestada pelo maior hospital público do Estado. Isso porque, um novo modelo de gestão está sendo elaborado, baseado em alterações administrativas, visando assegurar um atendimento mais ágil, eficiente e humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a cerimônia de posse do novo gerente do HGE, a secretária de Estado da Saúde evidenciou que a nomeação de Rogério Barboza atende estritamente a critérios técnicos, uma vez que ele é servidor de carreira da Sesau.
“Ele conhece in loco toda a estrutura do HGE, porque atua no setor de ortopedia da unidade. Sua chegada representa a quebra de paradigmas para melhorar a assistência”, salientou a gestora da saúde estadual.
Mesmo sem estar presente à cerimônia de transferência de cargo para o novo gestor, a agora ex-gerente geral do HGE, Verônica Omena, foi lembrada por Rozangela Wyszomirska. De acordo com a secretária de Estado da Saúde, “a antecessora de Rogério Barboza muito contribuiu para o HGE e, mesmo tendo sido nomeada pela antiga gestão da Sesau, foi valorizada e permaneceu no cargo durante um ano e sete meses da atual gestão”, evidenciou Wyszomirska.
Além de Rogério Barboza, Carlos Alberto Gomes assumiu a direção médica do HGE e Mônica Medeiros conduz, interinamente, a supervisão administrativa. “A gestão do governador Renan Filho tem se caracterizado por escolhas técnicas na área da saúde sem interferências partidárias e esse perfil é essencial para que o surgimento de uma nova Alagoas, onde a Saúde seja, enfim, uma prioridade do governo”, disse Barboza.
Rogério Barboza reafirmou que é servidor do HGE e que, mesmo durante o período em que foi diretor de Atenção Hospitalar e assessor de Média e Alta Complexidade da Sesau, sempre atuou como ortopedista na unidade. “Vivencio a realidade do HGE diariamente, realizando cirurgias ortopédicas. Quero contribuir para melhorar os serviços prestados aos usuários do SUS e tenho a convicção que, para o êxito deste processo, é necessário contar com a parceria dos servidores, que vivenciam a realidade e conhecem as necessidades”, salientou o novo gerente.
Gestão – Rozangela Wyszomirska assegurou que a mudança no modelo de gestão do HGE não representa privatização em hipótese alguma. De acordo com a secretária de Estado da Saúde, existe um estudo para implantação de uma Organização Social de Saúde (OSS) na unidade, mas, neste primeiro momento, as mudanças serão administrativas.
“Estamos promovendo a melhoria na assistência à saúde, reorganizando e implantando novos serviços, seguindo a determinação do governador Renan Filho. Para isso, estamos realizando mudanças gerenciais, sempre com foco na melhoria da assistência prestada aos usuários do SUS. Não haverá venda para a iniciativa privada”, disse a secretária, ao anunciar que “ocorrerão mudanças na porta de entrada clínica do HGE, que terá também um espaço destinado à Cardiologia, além da ampliação dos serviços de Alta Complexidade”.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308