O mutirão para o diagnóstico da microcefalia, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com o Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), foi destaque nesta quarta-feira (14), em matérias produzidas pela Rádio Correio AM 1200 e TV Pajuçara.
A ação teve início no dia 12 e prossegue até esta quinta-feira (15), no atendimentos às mamães e seus bebês para a realização de testes do coraçãozinho, pezinho, olhinho, ecocardiograma, além do teste sorológico, para comprovar se a microcefalia foi desenvolvida pelo zika vírus.
Durante a entrevista, Renata Bulhões, supervisora de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Sesau, explicou que as mães das crianças com suspeita de microcefalia foram convocadas para realizar todos os testes.
“A Sesau selecionou as crianças e entramos em contato com os municípios de origem para garantir o transporte para todas as regiões de saúde do Estado que ainda não realizaram os testes específicos para o diagnóstico da microcefalia”, disse a supervisora.
Renata Bulhões ainda falou sobre o número de casos notificados, explicando que, em Alagoas, a lista de notificações de crianças com suspeita de microcefalia é atualizada toda semana.
“No Estado temos 96 crianças notificadas com suspeita de microcefalia e, por esses números serem expressivos e pela necessidade do início imediato do tratamento, temos que diagnosticar com mais agilidade. Por isso iremos realizar outro mutirão ainda este ano”, completou a técnica.
Nesta quinta-feira (15), último do mutirão, serão atendidas as mães dos municípios que compõem a 9ª, 10ª e a 1ª regiões de Saúde, no Centro Especializado em Reabilitação da Uncisal.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308