"Trabalhando juntos pela amamentação, sem conflitos de interesse". Esse é o tema do Agosto Dourado em todo o Brasil. O mês foi instituído pelo Ministério da Saúde como o da conscientização do aleitamento materno. A primeira semana é dedicada, mundialmente, ao tema. A comemoração faz parte de uma história mundial voltada para a sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, devido à grande preocupação com a mortalidade infantil, fato recorrente no país.
Em Palmeira dos Índios, a Secretaria Municipal de Saúde promove de 01 a 07 de agosto ações nos Postos de Saúde, como palestras educativas com as gestantes, ministradas pelas enfermeiras, orientação sobre amamentação durante os pré-natais e panfletagem nas unidades de saúde.
"A amamentação é uma forma natural e de baixo custo de alimentar bebês e crianças. É acessível para todos e não sobrecarrega o orçamento doméstico como a alimentação artificial. A amamentação contribui para a redução da pobreza. O aleitamento materno exclusivo, com a continuação da amamentação por dois anos ou mais, fornece nutrientes de alta qualidade e adequada energia que pode prevenir a fome, a desnutrição e a obesidade. O aleitamento materno também significa segurança alimentar infantil", reforçou Carla Barbosa, gerente da Saúde da Criança e do Adolescente, em Palmeira dos Índios.
Fonte: Assessoria
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308