A nutrição adequada é um dos fatores mais importantes para o tratamento e recuperação do paciente. E para celebrar o Dia do Nutricionista, neste dia 31 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) destaca o papel desses profissionais na assistência a saúde.
“A nutrição adequada pode acelerar o processo de cura e aumentar consideravelmente o bem-estar do enfermo. Por isso, o Hospital Geral do Estado (HGE) conta com uma equipe de profissionais especialmente preparados para atender as demandas da unidade”, ressaltou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.
Para a nutricionista, especializada nas áreas de clínica e nefrologia Raquel Coruripe, a atuação deve levar em conta as necessidades e restrições de cada um. “O nutricionista clínico realiza uma consulta com os pacientes e orienta a alimentação com base nas recomendações médicas”, explicou.
Outra preocupação na atuação das equipes de nutrição é a interação medicamentosa. A nutricionista lembrou que cada quadro clínico exige uma alimentação específica para que não interfira no tratamento.
“Alguns alimentos podem interferir na ação de determinadas drogas e os profissionais estão preparados para garantir a segurança e eficácia do tratamento”, destacou Raquel Coruripe.
Já a nutricionista clínica Ana Paula Albuquerque explicou que 38 nutricionistas atuam no hospital em escalas de plantão 24 horas. Ela ressaltou que todas as áreas da unidade, a exemplo dos setores de emergência, observação, pediatria e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) possuem profissionais que cuidam da supervisão nutricional dos pacientes.
O Setor de Nutrição também atende à demanda dos funcionários do hospital que se alimentam na unidade. “O HGE fornece a seus funcionários plantonistas duas refeições diárias, almoço e jantar, que é supervisionada por profissionais”, salientou.
Novo refeitório
E para promover mais conforto e segurança aos colaboradores do HGE, a nova administração da unidade, capitaneada pelo médico-ortopedista Rogério Barboza, promoveu uma reforma do refeitório do hospital.
O diretor revelou que as novas instalações vão trazer mais conforto e segurança aos funcionários. “Além de mudanças nas instalações físicas do refeitório serão instaladas um novo sistema de controle para evitar o desperdício de dinheiro público”, destacou Barboza.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308