Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais da equipe multiprofissional do Hospital Geral do Estado (HGE) participaram de um treinamento do programa de Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL). Referência mundial na minimização das causas e efeitos de acidentes industriais, a capacitação aconteceu na unidade da Braskem, no Pontal da Barra, em Maceió.
Régia Mello, engenheira química da Braskem, ressaltou que o programa APELL é composto por várias instituições, dentre elas a Braskem e unidades de saúde. “O HGE sempre foi um parceiro dentro deste contexto, na área da saúde. Já realizamos o treinamento há um bom tempo, só mudamos a estratégia. Agora recebemos as equipes. Queremos reforçar conceitos, levar o conhecimento sobre as condutas adequadas no atendimento médico de alguém que possa ter tido algum tipo de contato com os produtos que estão dentro do protocolo”, afirmou.
Segundo ela, o propósito do programa APELL é garantir à comunidade e ao meio ambiente as condições de segurança e proteção em caso de acidente químico. Para isso, são mobilizados órgãos públicos e privados na orientação, monitoramento e evasão das pessoas localizadas na área de influência.
O HGE é responsável por receber e prestar atendimento às vítimas em caso de acidentes na área, encaminhadas pelo Grupo de Triagem, Atendimento aos Traumas e Emergências Pré-Hospitalares, organizado pelo programa. Os outros hospitais da região também devem participar da assistência, mas o HGE por estar mais próximo e ser portas abertas tem recebido atenção especial do programa.
Além do HGE, participaram do treinamento os profissionais dos Hospitais Unimed e Santa Casa de Maceió. O médico Andrei Oss, responsável por ministrar a capacitação, explicou que o cloro gasoso é agressivo em relação à mucosa do nariz, garganta e vias respiratórias, provocando também irritações nos olhos. “Sua presença é facilmente percebida, o que minimiza riscos de acidentes maiores e, também, não acontece efeito acumulativo no organismo”, explanou.
O programa
O APELL foi criado em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a proposta de auxiliar governos, visando minimizar causas e efeitos de acidentes industriais. Em Alagoas foi implantado no ano de 1993, através do decreto governamental nº. 35.748. Em 31 de julho de 2000, a Lei nº. 6.171 integrou o programa ao Sistema Estadual de Defesa Civil. Cinco meses mais tarde, o decreto nº. 38.652 regulamentou o APELL.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308