03/11/2016 20:00:23
Saúde
Profissionais do HGE participam de treinamento do programa APELL na Braskem
Ação visa capacitar equipe técnica para agir em caso de acidentes com produtos químicos
Neide BrandãoProfissionais de várias áreas do Hospital Geral do Estado participaram de um treinamento do programa de Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais
Agência Alagoas

Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais da equipe multiprofissional do Hospital Geral do Estado (HGE) participaram de um treinamento do programa de Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL). Referência mundial na minimização das causas e efeitos de acidentes industriais, a capacitação aconteceu na unidade da Braskem, no Pontal da Barra, em Maceió.



Régia Mello, engenheira química da Braskem, ressaltou que o programa APELL é composto por várias instituições, dentre elas a Braskem e unidades de saúde. “O HGE sempre foi um parceiro dentro deste contexto, na área da saúde. Já realizamos o treinamento há um bom tempo, só mudamos a estratégia. Agora recebemos as equipes. Queremos reforçar conceitos, levar o conhecimento sobre as condutas adequadas no atendimento médico de alguém que possa ter tido algum tipo de contato com os produtos que estão dentro do protocolo”, afirmou.



Segundo ela, o propósito do programa APELL é garantir à comunidade e ao meio ambiente as condições de segurança e proteção em caso de acidente químico. Para isso, são mobilizados órgãos públicos e privados na orientação, monitoramento e evasão das pessoas localizadas na área de influência.



O HGE é responsável por receber e prestar atendimento às vítimas em caso de acidentes na área, encaminhadas pelo Grupo de Triagem, Atendimento aos Traumas e Emergências Pré-Hospitalares, organizado pelo programa. Os outros hospitais da região também devem participar da assistência, mas o HGE por estar mais próximo e ser portas abertas tem recebido atenção especial do programa.



Além do HGE, participaram do treinamento os profissionais dos Hospitais Unimed e Santa Casa de Maceió. O médico Andrei Oss, responsável por ministrar a capacitação, explicou que o cloro gasoso é agressivo em relação à mucosa do nariz, garganta e vias respiratórias, provocando também irritações nos olhos. “Sua presença é facilmente percebida, o que minimiza riscos de acidentes maiores e, também, não acontece efeito acumulativo no organismo”, explanou.



O programa



O APELL foi criado em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a proposta de auxiliar governos, visando minimizar causas e efeitos de acidentes industriais. Em Alagoas foi implantado no ano de 1993, através do decreto governamental nº. 35.748. Em 31 de julho de 2000, a Lei nº. 6.171 integrou o programa ao Sistema Estadual de Defesa Civil. Cinco meses mais tarde, o decreto nº. 38.652 regulamentou o APELL.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.