Com o propósito de qualificar, ainda mais, os atendimentos de urgência e emergência, os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passam por treinamentos periódicos.
As capacitações ocorrem no Núcleo de Educação Permanente (NEP) em Maceió e contam com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e acadêmicos de medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
O treinamento em serviço é uma prática dos socorristas que têm como propósito atualizar os conhecimentos e isso é necessário para que os profissionais possam atuar com tranquilidade numa ocorrência.
“Esta semana os profissionais treinaram exclusivamente sobre imobilização e transporte de pacientes quando ocorrem colisões em que há vítimas em ferragens ou quedas de motos”, informou o coordenador do NEP, médico Carlos Adriano dos Santos.
Uma das instrutoras do Samu, enfermeira Karla Gonzaga, que coordena os treinamentos, destacou que é fundamental a participação dos profissionais para que o serviço seja prestado com eficiência à população. “A educação permanente, através dos treinamentos, é muito importante para o aprendizado dos profissionais”, explicou.
Para o médico do Samu Raimundo Fagner Farias Novais, o treinamento foi muito produtivo, porque através da prática se desenvolve a excelência no serviço. “O treinamento foi rápido, prático e objetivo. Muito bom”, destacou.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308