Técnicos que atuam em unidades hospitalares foram capacitados para utilização do sistema ApuraSus, desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS). O sistema foi pensado como uma ferramenta para controlar com maior exatidão os gastos hospitalares, além de auxiliar no planejamento de novas ações na saúde.
O treinamento foi promovido nesta segunda-feira (15) no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Jaraguá, e destinado aos profissionais do Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Escola Hélvio Auto, Maternidade Escola Santa Mônica, Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly e Hospital Ib Gatto Falcão.
O coordenador do Núcleo de Economia da Sesau, Rafael Fireman, explicou que o sistema possibilita uma maior transparência e exatidão dos custos de produção hospitalar. “Com o sistema, os gestores poderão saber quanto custa, em média, cada paciente em um hospital público, além de gastos com recursos humanos, energia e água, por exemplo”, destacou.
Rafael Fireman ressaltou que o ApuraSus também é um instrumento de gestão pública, pois auxilia no planejamento orçamentário e fiscalização dos gastos públicos. “Em uma época de contenção de despesas, como a que estamos passando, é imprescindível que os gestores tenham a dimensão exata dos custos de cada unidade. Com a informação correta pode-se planejar e implantar políticas públicas de assistência com mais resolutividade e transparência”.
O Sistema ApuraSus é um sistema de informação disponibilizado pelo Ministério da Saúde em que todos os dados de gastos nas unidades de saúde do Estado são parametrizados e, assim, calculados os custos dos atendimentos finais nas unidades de saúde. O programa tem o intuito de promover a implantação, o acompanhamento e o controle dos custos hospitalares das unidades do governo.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308