Para combater problemas relacionados à infecção hospitalar, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está reestruturando a Coordenação Estadual de Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde de Alagoas (Ceciras).
O setor vai atuar no combate à infecção hospitalar, que é definida como o contágio adquirido em uma unidade hospitalar ou após a saída, quando a infecção estiver relacionada ao tempo de internação e procedimento cirúrgico.
De acordo com a coordenadora do Ceciras, Cristiane do Nascimento, a reestruturação do setor marca o compromisso do Estado com a segurança dos pacientes. “A coordenação será composta por representantes de setores estratégicos da área na Sesau, a exemplo da Superintendência de Atenção a Saúde, Cerest [Centro de Referência em Saúde do Trabalhador], Vigilância Sanitária Estadual, além de membros do Cosems [Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas]”, explicou.
A nova coordenação se reportará à Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e atuará como uma assessoria técnica para as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar que existem nas unidades de saúde.
A coordenadora destacou que grande parte das infecções pode ser evitada com a adoção de medidas de prevenção e controle baseadas em conhecimento técnico.
“Com o apoio da Sesau, as unidades poderão realizar um trabalho técnico capaz de proteger os pacientes e os trabalhadores da saúde”, ressaltou Cristiane do Nascimento.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308