O secretário de Gestão Interna da Saúde, Edberto Omena, se reuniu com representantes da governança nesta sexta-feira (7). O encontro marca o primeiro de uma série de reuniões que irão avaliar as ações prioritárias do Plano Estadual de Saúde, que serão acompanhadas pelo gestor.
Na ocasião, Omena destacou que o propósito do plano é criar políticas de Estado para a área. “O plano é composto por ações que serão desenvolvidas nos próximos quatro anos. Sempre com a ampliação da acessibilidade, resolutividade, atendimento técnico e humanizado como norteadores das intervenções”, destacou.
O secretário reforçou que o plano prevê a execução de obras importantes para os alagoanos, como a Maternidade Estadual de Risco Habitual, que será construída ao lado da Maternidade Escola Santa Mônica. “Também estão previstas a construção de novos hospitais, como o Metropolitano, no Tabuleiro do Martins, e o Hospital da Criança, também na parte alta da cidade. São obras inéditas que reforçam o compromisso da gestão estadual na edificação de um legado sólido para esta e futuras gerações de alagoanos”, destacou Omena.
A assessora da governança, Lisa Muniz, lembrou que o plano prevê ações que serão desenvolvidas na Atenção Primária, além da Média e Alta Complexidade. “O plano apresenta uma série de ações em suas diretrizes e metas para atender à população, que é assistida através do SUS [Sistema Único de Saúde]. A gestão do governador Renan Filho está comprometida em garantir que Plano Estadual de Saúde represente, na prática, o surgimento de uma nova Alagoas, onde o direito constitucional à saúde seja plenamente atendido”, frisou.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308