A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu uma capacitação voltada para o tratamento de fumantes. A iniciativa ocorreu nesta quarta-feira (8), na sede do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), situado no Conjunto Santo Eduardo, em Maceió.
O curso reuniu equipes multiprofissionais que atuam na atenção básica dos municípios de Quebrangulo, São José da Lage, São Sebastião, Craíbas, Taquarana e Maceió. A partir de agora, eles estarão habilitados a desenvolver ações de prevenção e a implantarem Centros Municipais de Tratamento para Fumantes.
Segundo a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo da Sesau, Vetrúcia Teixeira, a capacitação amplia o leque de opções destes profissionais. “Parar de fumar é um desafio que envolve, além da vontade do fumante, ajuda profissional especializada. Com o curso, os profissionais terão mais ferramentas para abordar e auxiliar as pessoas a largar o vício”, explicou.
Durante a capacitação foram abordados temas como apoio medicamentoso e o uso racional de medicamentos e sobre as doenças relacionadas ao tabaco, dificuldades em parar de fumar, abordagem aos fumantes, entre outros temas.
“O tabagismo é a principal causa de morte evitável no Brasil, sendo responsável por doenças graves, incluindo o câncer de pulmão, que possui uma alta taxa de mortalidade. Por isso, o compromisso da gestão estadual em auxiliar os municípios no combate e prevenção ao consumo do tabaco”, reforçou Vetrúcia Teixeira.
Fonte: Assessoria
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308