Em sequência às ações do Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promove uma ação de conscientização neste domingo (22), na orla de Maceió, a partir das 9h.
Consta na programação, panfletagem na parte fechada da Praia Ponta Verde, com a distribuição de folders com informações sobre os fatores de risco para o câncer de mama e quais os sintomas da doença.
Também durante a ação será realizada uma palestra sobre alimentação saudável, uma vez que a obesidade e sobrepeso são fatores de risco para o desencadeamento do câncer de mama.
A equipe de nutrição da Sesau irá evidenciar quais os alimentos devem ser mais consumidos, além de mostrar que a prática de exercícios físicos deve ser uma atitude seguida com regularidade pelas mulheres.
Segundo Carmen Nascimento, que responde pelo Programa Estadual de Saúde da Mulher, o diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de aumentar as chances de cura. “Além do autoexame, as mulheres devem fazer a mamografia, porque o diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento da doença”, salientou.
Estimativa
Carmen Nascimento ressaltou que a estimativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é de que 520 novos casos de câncer de mama possam ser diagnosticados em Alagoas este ano. O número tem como fonte os estudos feitos pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).
Fonte: Assessoria
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308