23/09/2016 13:45:31
Saúde
Sesau disponibiliza 15 livros eletrônicos em seu portal
Conteúdo pode ser acessado por servidores e população
Olival SantosQuinze livros eletrônicos, conhecidos como e-books, estão disponíveis a partir desta sexta-feira (23), no portal da Sesau
Agência Alagoas

Quinze livros eletrônicos, conhecidos como e-books, estão disponíveis a partir desta sexta-feira (23), no portal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que pode ser acessado por meio do endereço eletrônico www.saude.al.gov.br/aplicativosdasaude. A iniciativa, que foi efetivada em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), irá assegurar conhecimento digital nas áreas da Atenção Primária e Promoção da Saúde.



Os livros eletrônicos podem ser baixados pelas lojas virtuais Appstore ou Google Play. Os e-books disponibilizados pela Sesau atendem as seguintes áreas: Metodologia Científica, Educação à Distância, Gestão Pública em Saúde, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Língua Portuguesa, Odontologia, Redes de Atenção à Saúde, Saúde da Pessoa Idosa, Nefrologia e Atenção Básica.



Com esta ação, a Sesau cumpre mais um dos pilares da atual gestão, que é democratizar a informação para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo destacou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska. “Simultaneamente os servidores da pasta também serão beneficiados pelo novo serviço, porque poderão acessar conteúdos que irão ajudá-los a efetivar as políticas públicas de saúde”, salientou.



De acordo com o gerente Executivo de Tecnologia da Informação Eraldo Alves, a disponibilização dos 15 e-books faz parte da política da Sesau de investir na capacitação dos seus colaboradores, através de sistemas mais viáveis e econômicos. “O conteúdo pode ser acessado por meio de smartphones (APPs) de saúde, uma vez que a maioria da população e dos servidores possui este tipo de equipamento, que facilita o acesso ao livro eletrônico”, frisou.



Meta prevista



Segundo a gerente de Atenção Primária da Sesau, Tânia Queiroz, esta ação foi uma das metas pactuadas para este ano. “Essa iniciativa ocorre por meio de uma parceria com o Telessaúde e visa promover uma atualização profissional de forma mais eficiente e com menor custo aos profissionais que atuam na Atenção Primária”, pontuou.



O Grupo Saite é registrado no CNPq, certificado pela UFMA e prioriza suas ações as áreas de Saúde, Inovação, Tecnologia e Educação. Ele tem como missão o desenvolvimento de pesquisas e recursos educacionais favoráveis à construção do conhecimento, visando oferecer experiências inovadoras que agreguem valores à sociedade.



Atualmente, o grupo desenvolve diversos projetos vinculados a UNA-SUs/Universidade Federal dos Maranhão, segundo informou a supervisora de Ciência, Tecnologia e Telessaúde da Sesau, Ivana Pitta. “O uso da teleducação é importante para melhorar a qualidade dos serviços de saúde ofertados à população e a parceria com a UFMA atenderá a demanda e serão fundamentais para os profissionais do SUS em Alagoas”, sentenciou.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.