A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participou da entrega de 60 Estações de Cloração de Água e de 200 quilos de pastilha de cloro para a Defesa Civil Estadual. A ação ocorreu nesta segunda-feira (19) e foi promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em sua sede, situada no bairro Jacarecica, em Maceió.
O evento contou com a participação do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres; do coordenador estadual de Defesa Civil, Moisés Pereira, e da gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau, Elisabeth Rocha.
De acordo com Elisabeth, a compra das Estações de Cloração de Água e dos 200 quilos de pastilha de cloro ocorreu com base em um relatório elaborado pela Sesau. Isso porque, cabe à Sesau atestar a necessidade de tratamento da água potável que abastece os 40 municípios da região do semiárido alagoano.
“O estudo foi feito em decorrência dos altos índices de diarreia registrados na região em 2013. Com a aquisição desse material, o governo estadual, em parceria com as gestões municipais, vai atuar para prevenir que o quadro, observado naquela época, se repita no Estado”, explicou a gerente.
As estações serão implantadas em cidades com pontos de coleta de água para os carros-pipa. Com isso, antes de ser transportada, a água passará por um tratamento, visando ficar potável para consumo humano.
“Municípios como Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar e Pariconha, por exemplo, atuarão como pontos de abastecimento para a região. Todo o transporte será fiscalizado por órgãos competentes do Estado e irão garantir a segurança da água”, destacou Elisabeth Rocha.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308