Contadores que atuam nas 102 Secretarias Municipais de Saúde foram capacitados sobre o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops). A ação ocorreu ontem (11), no Laboratório de Informática da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no bairro Jaraguá, em Maceió.
Na ocasião, o coordenador do Siops em Alagoas, Erlon Barros, explicou que a ação atualizou os profissionais sobre o funcionamento e a importância do sistema. Também durante o treinamento, a ferramenta foi apresentada para as equipes que serão empossadas no próximo ano.
“O Siops funciona como instrumento para acompanhar o cumprimento da Lei que determina a aplicação mínima de recursos em ações e serviços públicos da Saúde” explicou o coordenador. Isso porque, ainda de acordo com Erlon Barros, os municípios devem aplicar, no mínimo, 15% de suas receitas na área da Saúde.
O evento contou com a presença da coordenadora nacional do Siops e do Núcleo de Economia da Saúde do Ministério da Saúde (MS), Eridan Pimenta. Ela destacou a importância do sistema para a transparência dos gastos públicos e para o planejamento de ações na área.
“Com o controle mais eficaz dos gastos públicos, os gestores podem avaliar as áreas que apresentam mais desafios e realizar sua programação administrativa de acordo com essa realidade. O Siops também representa um ganho para toda a sociedade, que tem a possibilidade de exercer sua cidadania, com a disponibilização dos dados à população”, ressaltou Eridan Pimenta.
O contador Washington Gonzaga, que trabalha no município Pilar, elogiou a iniciativa. “A cidade de Pilar já adotou o sistema e, com a capacitação, tivemos a oportunidade de atualizar o nosso conhecimento e sanar todas as dúvidas referentes ao Siops”, salientou.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308