Como parte do plano anual de ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a gerência de saúde bucal irá realizar o 2º encontro semestral destinado aos profissionais dos núcleos municipais. Será no dia 23 deste mês, no auditório da Associação Brasileira de Odontologia de Alagoas, na Jatiúca.
O encontro será realizado em dois momentos, pela manhã os coordenadores de saúde bucal dos municípios vão discutir sobre os indicadores de escovação supervisionada e a relação do número de exodontia (procedimento onde o dente é extraído) e a conclusão desses tratamentos. No período da tarde será realizada uma oficina de capacitação em biosegurança para auxiliares e técnicos em saúde bucal.
Para Maria de Lourdes Mota, supervisora de saúde bucal da Sesau, nesse encontro a secretaria saberá a realidade de cada município. “Cada coordenador irá apresentar a situação de sua equipe e os recursos disponíveis, e assim traçar os melhores meios para desenvolver em conjunto, com a secretaria estadual, as melhores estratégias para que os municípios revertam esses indicadores, em especial os de escovação supervisionada destinada as crianças”, destacou Maria de Lourdes.
A supervisora ainda esclarece que a escovação supervisionada é uma forma de prevenção e deve ser realizada preferencialmente nas escolas, dentro do programa Saúde na Escola, com o apoio das equipes da atenção primária.
“Essa é uma das ações de prevenção com resultado de médio a longo prazo, e deve ser realizada em parceira com as secretarias municipais de educação para que as escolas orientem desde cedo as crianças no processo de escovação com o auxílio de profissionais de saúde, pois uma boa escovação previne cáries, gengivite, entre outras doenças bucais. Isso além de melhorar o desenvolvimento oral dos pequenos”, conclui a supervisora.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308