13/11/2017 15:30:28
Saúde
Superlotação no HGE provoca retenção de macas de ambulâncias
Bruno LevyAmbulâncias estão paradas aguardando as macas

Diversas ambulâncias estão paradas no estacionamento do Hospital Geral do Estado (HGE) por conta que suas marcas ficaram retidas dentro da unidade devido à superlotação. Com isso, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficam impedidas de sair para outros tipos ocorrência.

 

 

Os veículos chegam a passar mais de 12 horas no estacionamento e isso tem impedido até que pacientes vindos do interior não consigam retornar para sua cidade, como é o caso do filho da dona de casa Maria de Lourdes.

 

 

O jovem sofreu uma fratura exposta e foi socorrido para unidade, recebeu alto na noite deste domingo e somente pode retornar para casa agora pela manhã quando a maca da ambulância foi liberada.

 

 

Além das unidades do Samu, também ambulância dos municípios de Boca da Mata, União dos Palmares, Olho D´ Água. “Meu filho passou a noite dormindo no chão e nas cadeiras com uma fratura no pé porque não tinha como o carro levar a gente para casa”, disse a dona de casa.

 

 

A preferência na liberação das macas, segundo os motoristas das ambulâncias, tem sido para o Samu.

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que está em licitação um processo para a aquisição de 100 novas macas para o Hospital Geral do Estado (HGE) e que estão sendo contratualizados mais 127 leitos de retaguarda em hospitais filantrópicos e particulares, além de está construindo três novos hospitais para desafogar a unidade. Esclarece que a retenção ocorre em razão da grande demanda de pacientes, uma vez que o HGE é referência no atendimento a vítimas de queimaduras, doenças coronarianas e vasculares, vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumas, ortopedia e pediatria, além de atender com suas portas abertas, o que faz o número de pacientes atendidos ultrapassar, em alguns momentos, o número de leitos existentes, mesmo quando a maioria dessa demanda deveria ser atendida pela Atenção Básica dos municípios.

 

 

Fonte: Cada Minuto

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.